Olho Cego e Ouvido Surdo.

12:26 Irismar Oliveira 13 Comments


Uma parte do que quero dizer, na linguagem clara de Salomão, encontra-se em Eclesiastes 7:21: “Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem...”.
Não se pode deter a língua das pessoas e, portanto, o melhor é fazer olho cego e ouvido surdo, deixando de dar atenção ao que elas falam. Existe muita conversa fiada neste mundo e quem lhe der atenção, vai ter muito o que fazer. Mesmo quem morou conosco não estará sempre nos fazendo elogios e quando alguém desagrada até mesmo os seus servos mais fiéis, estes podem, num momento de exasperação, falar coisas das quais mais tarde irão se arrepender. Uma pessoa generosa jamais diz coisas das quais mais tarde possa arrepender-se. Se você está perto de alguém que está irritado, o melhor é se afastar, antes de ser atingido; e se for obrigado a escutar o que foi dito asperamente, isto deve ser apagado da memória, conforme Davi nos aconselha.


Tácito descreve o homem sábio, dizendo a outro que o atacou: Você é dono de sua língua, mas eu sou o dono dos meus ouvidos. Pode falar o que quiser que eu vou escutar somente o que eu quiser.”
Podemos fechar os ouvidos, conforme fazemos com os olhos, pois, mesmo não tendo tampão para os ouvidos, conforme lemos “fechem os ouvidos para não ouvirem falar de sangue”, é possível fechá-los, para que nenhum contrabando sonoro entre por eles.
Não devemos escutar as fofocas da vizinhança, nem as palavras desanimadoras dos amigos aborrecidos e se as escutarmos, não devemos permitir que elas nos penetrem o coração. Também temos falado coisas de modo agressivo, algum dia, e ter chegado a uma delicada posição de sermos obrigados a dar conta de tudo que já falamos, até mesmo contra o nosso melhor amigo.
Assim argumenta Salomão, em outra passagem: “Pois, muitas vezes o seu coração sabe que você, também, tem amaldiçoado os outros”.

__________________________
FONTE: http://www.wayoflife.org/. “The Blind Eye and the Deaf Ear” - extraido de Lectures to My Students: Charles Spurgeon.
Tradução livre de Mary Schultze, em 03/03/2010.

Você também pode gostar

13 comentários:

  1. Muito forte este texto, realmente teremos de prestar contas do bom e do mal que fizermos, e olha tem débitos por ai que poderiam ser evitado. Gostei demais amiga.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Realmente amigo é tremendo esse texto, tanto para o que ouvimos e para o que falamos. Pois podemos ser vitima de alguém, mas também podemos fazer visitas com o que falamos.

    ResponderExcluir
  3. realmente é verdade temos que vigiar e tapar os ouvidos para coisas desnecessárias

    ResponderExcluir
  4. Olá querida,
    Parabéns pelo edificante post. Gostei da frase de Tácito. Nós é que devemos estabelecer limites em nossas vidas não permitindo que nossa saúde espiritual, mental e física seja danificada por questões ou palavras que não são construtivas. Da mesma forma, temos que colocar limites em nós mesmos para não danificar a vida de nosso semelhante.
    Jesus disse: Aquilo que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós também a eles (Mt 7:12).
    Na medida do que está ao nosso alcance... "devemos seguir a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb.12.14).

    Abraço grande.
    Pra.Nana Van Vessen
    http://palavradevida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Puxa que reflexão profunda...Realmente não podemos fechar a boca dos que maldizem mas podemos fechar nossos ouvidos pra não sermos contaminados por tais palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Primeiro amor, seja bem-vindo!!! Como voce disse coisas desnecessária e essa coisas muitas vezes tira a nossa alegria e as dos amigos. Uma boa tarde amigo.

    ResponderExcluir
  7. Pra. Nana também achei essa frase tão profunda e MARAVILHOSA!! Amiga um grande abraço e como ja falei fiquei feliz em saber sua participação lá na Revista Salvador, que muitas vidas sejam abençoadas através da sua. um abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Gisele, pois é amiga que revelação,srsrsrsr!!! Um grande abraçooooo

    ResponderExcluir
  9. Obrigado minha irmã pelas suas palavras,
    Irmã Irismar creio que muitas vezes se fecha os ouvidos à Palavras e abre-se ao que não presta.
    Mas a verdade é que a recompensa e a vitória vem quando abrimos os ouvidos para ouvir o que o Espírito diz.
    Muita paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  10. Irmão Antonio o que o sr falou é verdade, que possamos aprender cada dia a inclina os nossos ouvidos a Palavra de DEus. Uma boa noite e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  11. Sad muito obrigada por sua vista, desejo a você também um Feliz 2011. Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  12. GRAÇA E PAZ AMADA! COMO SEMPRE UM POST EDIFICANTE AQUI NO SEU BLOG. SE NÓS APRENDERMOS A EDUCAR E TREINAR NOSSOS SENTIDOS PARA BLOQUEARMOS AS COISAS QUE PODEM NOS AFASTAR DE DEUS SEREMOS MUITO FELIZES, COMO DISSE JESUS "ARRANCA TEU OLHO, TUA MÃO, MAS TIRA DA TUA VIDA O Q TE IMPEDE DE IR PARA O CÉU.

    ResponderExcluir