Não julguemos as pessoas. Podemos ser parecidos.

10:42 Irismar Oliveira 9 Comments

Primeiro de tudo olhe-se a si mesmo. Depois... olhe-se de novo. Não podemos julgar os motivos do coração das pessoas.

Algumas pessoas são duras, ríspidas, autoritárias. Parecem um cacto, expondo facilmente os espinhos, os quais, na verdade, servem como defesa, nesta planta e nestas pessoas. Devemos julgá-las? Quem não tem este temperamento, é melhor que elas?
O nome “cacto” surgiu há cerca de 300 anos antes de Cristo com o grego Teofrastus. Em seu trabalho Historia Plantarum, ele associa o nome cacto à plantas com fortes espinhos. Todos os cactos florescem, e certas espécies só dão flores após os 80 anos de idade. Depois da primeira floração, todo ano, na mesma época, as flores reaparecem. Algumas espécies dão frutos comestíveis como o cacto mexicano Opuntia Ficus-indica, que produz o figo-da-índia. Apesar de 92% de sua estrutura ser água, a presença do cacto indica sempre solo pobre e seco.
Um dia Jesus disse: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados.” Mateus 7:1 e 2. Muitos acham ter superior discernimento e assim criticam os motivos das pessoas. Com nossa mente finita e limitada não podemos ler o coração das pessoas. Nossa tendência é julgar pelas aparências e, então, cometemos graves erros. Somos imperfeitos, por isso não estamos qualificados para o julgamento de outros.
Os que tendem a criticar e tenta corrigir os outros, frequentemente possuem faltas que podem ser inconscientes para eles mesmos as quais podem ser piores do que aquelas que eles condenam nas pessoas. Estas atitudes fazem mais mal do que bem. Será melhor evitarmos colocar o foco das conversas sobre faltas dos outros pois isto cria uma disposição infeliz.

Já que não podemos ler o coração das pessoas, é melhor não atribuir a elas motivos errados. Nem todos tiveram boa educação. Alguns vieram de lares quebrantados por abusos variados, gerando crianças duras, defensivas, autoritárias, como cactos cheios de espinhos, brotando palavras ríspidas facilmente. Quando crianças talvez copiaram este modelo de algum adulto que exercia forte influência sobre elas. E/ou aprenderam a ter “espinhos” para se defenderem dos abusos reais e do medo deles. Daí, os espinhos passaram a ser parte de seu ser.

Se o amor habita em nosso coração, os sentimentos e palavras serão amáveis para com as pessoas que (ainda) não sabem ser amáveis e dóceis, talvez porque ainda não percebem seus espinhos, não sabem abaixar a guarda e dialogar com serenidade. Talvez nosso amor para com elas seja o único caminho e remédio para que elas possam dar flor, ou seja, serem dóceis.
Comparar nós mesmos com qualquer pessoa não é algo sábio. Se você exige dos outros uma perfeição que você mesmo não possui, não é algo injusto? Não cria tensão no relacionamento? Muitas vezes julgamos as pessoas por erros que também cometemos ou por comportamentos que também possuímos só que não percebemos ainda ou disfarçamos.


Quando condenamos ou criticamos outros, nos declaramos a nós mesmos culpados. Nosso caráter é revelado pela maneira como tratamos os outros. Aquele que não percebe que não percebe, pensa que percebe. São os cegados pela malignidade os mais propensos a criticar e condenar. E podem possuir uma rebeldia maligna em seu caráter. Lembre-se: a sentença que você passar para outros, estará sendo passada sobre você mesmo. Lembre-se também de que aqueles com quem você lida tem sensibilidades tão afiadas quanto as suas. Uma palavra amável, uma mão ajudadora, um braço sobre os ombros com compaixão, podem salvar estes “cactos” da ruína. Demonstre misericórdia, bondade, humildade de mente, simplicidade, paciência, perdão, e amor para com estas pessoas rudes. Algumas não conseguirão florescer nem mesmo depois de 80 anos porque não se interessam por isto, deixando sempre e somente os espinhos à vista e machucando a todos constantemente. Outras aprenderão a abandonar seus espinhos e usar defesas mais adequadas quando se sentirem ameaçadas. Florescerão e até alimentarão outros! Elas precisam de consciência (percepção) e escolha de comportamento melhor. Como todos nós. Vamos refletir seriamente sobre um pensamento que diz: “Primeiro de tudo, olhe-se a si mesmo. Depois … olhe-se de novo.”

Você também pode gostar

9 comentários:

  1. Oiiii! Obrigada pela visita! Volte sempre. Com mais tempinho passo aqui pra ler os artigos. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris!
    Gostei muito das informações sobre o cactos pois pensava que nem todos floresciam, e interessante que o solo onde estão normalmente é pobre e seco...me lembrou o coração das pessoas que parecem "cactos espinhentos",pois talvez estejam pobre e secas no seu interior.Mas pra isso Deus derramou seu amor em nossos corações,para entendermos nosso próximo e não julgá lo.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Glorias a DEus é isso mesmo o amor ja esta derramado em nossos corações!!!Um abraço e obrigada pelo visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá Iris, também vou chamá-la assim ok? rsrs.
    Gostei e concordo com esse texto.
    Não podemos julgar, precisamos muitas vezes entender e ainda ajudar a pessoa que tantas vezes é ríspida.
    Somos tão falhos né amiga, carecemos taaannnto da graça do Pai.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, pode me chamara de Iris. Amém. sabe uma vez perguntei ao Senhor Jesus porque ele pedia aos feridos, aos machucados para orar e amar que me machucou, lhe trai, enganou e Ele disse uma coisa que nunca esqueci: Eles precisam de pessoas saudáveis para lhe ajudar pois estão doentes.

    ResponderExcluir
  6. Amiga que texto sábio!

    ''Já que não podemos ler o coração das pessoas, é melhor não atribuir a elas motivos errados.''

    Que frase linda!

    E acredito muito que todos nós temos problemas, hoje podemos julgar alg, mas amanhã não poderemos achar ruim se este mesmo alguém nos julgar!!!

    Geralmente as pessoas apenas gostam de palpitar e criticar, mas quando existe a reciprocidade não aceitam, não respeitam o direito que o outro tem de tbm fz o mesmo ...!!!

    Belíssima reflexão!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Iris
    Muito legal esse post, realmente quem somos nos para julgamos o outro, somos ainda seres em evolução, cheio de erros e pecados, as pessoas que mais julgam e criticam os outros são as que mais que tem erros e são falso moralista.Acho que nao devemos exaltar os defeitos dos outros e sim enaltecer suas qualidades.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz por seu belo comentário e lembre de um texto da Biblia que diz :Com a medida que medires, serás medido", que dizer como agimos com os outros um dia sentiremos na pele, pois para alguém podemos ser um cacto na vida dela. Uma boa noite

    ResponderExcluir
  9. Oi maria, boa noite!! Seu comentário me fez lembra de uma ilustração: Diz que um dia Jesus estava com seu discipulos caminhando e no meio do caminho encontrou a carniça de um cavalo que estava morto alguns dias, todos os discípulos começaram a dizer oh mau cheiro, que fedor ai Jesus olhou para o cavalo morto e disse olha os dentes dele como são lindos. Os discípulos só virão o mau cheiro, jesus vi os belos dentes que o cavalo tinha.Moral da ilustração que de uma carniça Jesus pode tirar algo bom, Uma boa noite

    ResponderExcluir